O PODER DA ASTAXANTINA
- Sarah Sotero
- 21 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
A astaxantina é um pigmento de cor vermelho alaranjada e é considerado um carotenoide natural encontrado em microalgas. Os carotenoides são responsáveis por dar coloração aos alimentos.
Seus benefícios:
Antioxidante:
Ela ainda conta com potentes propriedades antioxidantes, protegendo as células dos radicais livres.
Anti-inflamatória:
As propriedades anti-inflamatórias da astaxantina são capazes de reduzir o risco de doenças como cataratas, de
mência e Alzheimer. Ainda fornecem proteção para seu cérebro, olhos e sistema nervoso central.
Melhora os níveis de lipídeos:
Pesquisas apresentaram a capacidade da astaxantina para inibir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL), levando os pesquisadores a concluir que ela pode ajudar a proteger contra aterosclerose (acúmulo de gorduras e colesterol nas paredes das artérias).
Gastroprotetora:
Estudos sugerem que a astaxantina pode ter efeitos gastroprotetores contra a Helicobacter pylori, bactéria relacionada ao desenvolvimento de úlceras estomacais e câncer de estômago.

Fertilidade:
Outra evidência indicada em pesquisas clínicas é a de que a substância pode auxiliar casais que pretendem engravidar.
Equilíbrio hormonal:
Ainda, em outros estudos, o uso da astaxantina (in vitro astaxantina 300mcg/ml) demonstrou a capacidade de inibir a enzima 5-alfa-reductase, que converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio envolvido no aumento da próstata, calvície de padrão masculino e, possivelmente, câncer de próstata.
Saúde Renal:
O efeito antioxidante da substância foi demonstrado como protetor das células que rodeiam os vasos sanguíneos nos rins. Essa descoberta sugere que ela pode ajudar a retardar a progressão de doença renal diabética, como a nefropatia diabética.
Doenças neurodegenerativas:
Uma pesquisa feita com animais identificou que a astaxantina impede danos oxidativos induzidos pela beta-amiloide (peptídeo relacionado à doença de Alzheimer) nos glóbulos vermelhos e células dopaminérgicas. Teoricamente, isso pode ajudar a prevenir a progressão da doença de Alzheimer e outras demências.
Pele:
Astaxantina e um bom colágeno melhora a elasticidade da pele.
Aproveite e tenha nas suas estratégias alimentares.
Comentários